segunda-feira, 25 de abril de 2011

Amor?

Meu trabalho às vezes me permite ver filmes antes do resto dos mortais. Eu fui a primeira pessoa a ver a maravilhosa Helen Mirren em The Queen, sentada sozinha numa sala do Estação Botafogo enquanto o filme era gravado em vídeo. Eu precisava ter uma fita para trabalhar na tradução do filme, pois ele iria estrear dentro de poucos dias no Festival do Rio. Outras vezes eu traduzo o roteiro do filme antes mesmo dele pensar em virar película. E outras vezes eu faço a versão dele para o inglês antes que ele apareça nos cinemas. Foi o caso com Amor?, o novo filme do João Jardim. Não é um filme fácil, muito pelo contrário, mas ao tratar da violência nas relações amorosas ele mexeu comigo de maneiras que é complicado exprimir. Em parte por causa da coincidência de eu estar escrevendo sobre algo semelhante e o filme me fazer entender certas coisas que eu não tinha captado antes. E em parte porque eu gosto de dar de cara com esses temas difíceis. Esses são temas literários, são temas que me interessam explorar.
Eu fiquei com o DVD original que recebi e tenho assistido o filme algumas vezes desde que entreguei minha versão. Não é algo que eu costume fazer. Muito poucos filmes que eu traduzo realmente mexem comigo. Esse mexeu. O trabalho dos atores realmente me impressiona, mas a história que eu gostei mais, a que me emocionou foi justamente a última, a da Julia Lemmertz. Vejam. Vale a pena.

Nenhum comentário: