sábado, 10 de março de 2012

Privilégio

Novo fim de semana. O fim de semana passado foi ótimo. No sábado passado escrevi para caramba e no domingo fui a um almoço na casa de umas amigas que foi absolutamente divino. Tudo bem que fui eu que fiz parte da comida, mas a parte divina tinha mais a ver com a companhia. Mas até mais do que tudo isso, o fim de semana foi fantástico para mim particularmente porque comecei a receber os primeiros retornos sobre o romance em progresso. Claro que é muito bom ouvir das pessoas que elas gostam do que você escreveu, mas o que efetivamente interessa é saber o que funciona e o que não funciona no texto. E não há dinheiro que pague ter as pessoas certas lendo o seu texto e podendo te dar uma opinião sincera e refletida. Já comecei a ver como posso mudar algumas coisas, já tomei uma decisão sobre como alterar uma narrativa de um personagem específico. Conseguir se distanciar daquilo que você escreve é extremamente difícil. São os leitores amigos que te ajudam a enxergar as besteiras. São os leitores amigos que vão te guiar na fase final de escrita do romance porque são eles que te dizem onde estão os buracos, os erros, as repetições. Encontrar gente que possa fazer isso por você é maravilhoso. E, para mim, é um privilégio ter pessoas tão legais lendo meu texto e me dizendo o que acharam.

Nenhum comentário: