segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Repeteco

Repeteco no domingo. Vai ser fogo ter ritmo de trabalho nesta segunda, mas valeu a pena. Cheguei na penúltima cena do quarto personagem. Ver a reta final é maravilhoso. Isso me anima mais do que tudo. Ainda faltam os dois "epílogos" e as ceninhas avulsas. Acabei decidindo, ao chegar em casa, que o primeiro epílogo entraria não no fim, mas no meio do romance. Acho que é uma maneira de desequilibrar as coisas. Ainda vou ter de decidir onde botar o outro epílogo. Tento sempre procurar uma solução que pareça orgânica. Essa é uma coisa que eu aprendi num laboratório de roteiro. O roteirista estava falando especificamente de flashbacks e que a colocação deles devia parecer natural, orgânica. Quando não é, você sente logo. A coisa se destaca na hora. Achar o ponto certo pode ser dificílimo. Para mim, parte da graça de escrever está nisso, nas filigranas. Nunca vou ser uma escritora experimental, mas eu gosto de mexer na estrutura, achar uma forma nova de arrumar a história. Por isso agora começa o processo de pensar na estrutura do próximo romance, como é que vou montar a história para que não seja uma simples alternância entre 1989 e 2009. Assim que eu tiver alguma ideia, eu conto.

Nenhum comentário: