terça-feira, 24 de novembro de 2009

Never give up, never surrender

Há um filme genial que passou ontem na TV e que nunca me canso de ver. Galaxy Quest (Heróis Fora de Órbita) é uma maravilhosa sátira do fandom de ficção científica, dos atores das finadas séries que permaneciam no limbo profissional porque cometeram a besteira de trabalhar numa série de ficção científica, sacaneia carinhosamente Jornada nas Estrelas a cada oportunidade e, para os fãs que conhecem, rouba a ideia de um conto publicado nos anos 70 sobre Jornada em que os atores originais vão parar numa Enterprise de verdade, e aproveita esse conceito ao máximo para fazer um filme que é simplesmente hilário do início ao fim.
A ideia básica do filme é a seguinte. Uma série de sucesso dos anos 80 foi cancelada e seus atores nunca mais conseguiram se empregar na indústria. Para ganhar uns trocados, eles comparecem a convenções de ficção científica, inaugurações de lojas, coisas do gênero. Mas após 18 anos disso, eles estão de saco cheio de viverem às custas de seus antigos papéis. De repente aparecem esses alienígenas para quem os episódios da série são "registros históricos" e reproduziram tudo que havia na série, nave, uniformes, tecnologia, num esforço para se salvarem pois eles enfrentam um terrível vilão. E aí eles levam os atores da série para a nave para ajudá-los a se salvarem. E a aventura começa.
Para quem conhece o universo da ficção científica (ou falando mais claramente, quem é nerd e anda por aí com um bonequinho do C-3PO no chaveiro), o filme está recheado de piadas internas maravilhosas. É realmente uma pena que esse filme nunca foi devidamente promovido nos EUA e aqui. Uma das melhores cenas é uma em que a Sigourney Weaver e Tim Allen precisam passar por uns pistões que esmagam tudo e a Sigourney compreensivelmente reclama que quem escreveu o episódio em que os pistões aparecem devia morrer.
Enquanto isso, na telinha, recomendo The Big Bang Theory, uma comédia genial para quem quer entender os nerds e seu universo. O texto é uma delícia e o Jim Parsons, que faz o Sheldon, foi até indicado para um Emmy este ano. Ele merecia ter levado.

Nenhum comentário: