segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Personagens

No romance que estou escrevendo agora, a história é contada pelos quatro personagens principais na primeira pessoa. O desafio é conseguir diferenciar essas quatro pessoas, dar a elas motivações diferentes, feições diferentes, manias, defeitos. Esse sempre é um desafio para mim já que eu não tenho uma visão muito objetiva dos personagens. Sou um pouco como aqueles atores que não criticam seus personagens, os defendem até a morte. Ainda não consegui escrever um personagem que fosse bem canalha, mas na prática o que eu escrevo não se presta muito a isso. Tenho vontade de criar alguém bem sacana, canalha, filho da puta. Não sei se eu conseguiria. Talvez eu chegue mais perto disso com o próximo romance que eu tenho na cabeça. É, já tenho outro esquematizado no meu caderno de ideias, fruto da fusão de duas ideias antigas, inclusive de um texto que eu escrevi há muitos anos, arquivei como sendo uma merda, depois desencavei ano passado e descobri que não era tão ruim assim. Eu só não tinha desenvolvido a trama o suficiente.
Mas neste romance, a história é contada pelo protagonista e só. O desafio deste romance será outro, o de equilibrar eventos que acontecem em 1989 e em 2009, usar o fundo histórico desses dois anos, mas sem ser didática demais. Gosto muito de ter esse pano de fundo de transformações de 1989 e, ao mesmo tempo, todas as transformações tecnológicas que resultaram no mundo que vivemos em 2009 no texto. E nessa passagem de 20 anos, transformar um rapaz de 25 anos em um homem de 45 anos com todas as lições que você aprende por ficar dando de cara na parede. Será que eu consigo?

Nenhum comentário: