domingo, 24 de janeiro de 2010

Quase lá

É muito bom quando você sente que está chegando na reta final de mais um pedaço de um romance. Acho que com mais um bom sábado posso fechar a terceira parte do romance (são quatro). E aí, em fevereiro, vamos fechar a quarta parte que já está pela metade. O próximo passo será então reescrever essas quatro partes, refinar as ideias, o texto, acrescentar mais cenas. Agora é que começa o trabalho pesado. É uma das partes que eu mais gosto. Puxa, estica, cola, costura. Nesses dias em que praticamente todo mundo escreve usando o computador, eu insisto em usar caneta e caderno. Reescrever também segue sendo um processo linear. Sento com a primeira versão aberta na minha frente e vou lapidando o texto aos poucos. Já li muitas entrevistas com escritores que descrevem como eles vão cortando, cortando o texto até ficar só com aquilo que interessa. Mas como eu começo a escrever sem saber direito aonde vou parar, a primeira versão funciona como um esqueleto. As versões posteriores servem para que eu vá preenchendo os claros, criando cores, sombras, tornando mais claro o desenho que eu quero para o texto final. Por fim, tudo será digitado no computador para a preparação da versão final. Com sorte, tudo estará pronto até o final deste ano. Cruzem os dedos.

Nenhum comentário: