domingo, 20 de junho de 2010

Antes do incêndio

Minha noite terminou com um incêndio. No táxi, voltando para casa, vi o fogo no Morro dos Cabritos. O meu dia, felizmente, foi mais tranquilo e um pouco sonolento. Dormi pouco esta noite, precisando terminar um trabalho. Ser freelancer tem dessas coisas. De todo modo, afinal tive uma epifania sobre como mexer na terceira parte do romance. Vou fazer um texto mais solto, meio stream of consciousness, como um monólogo de teatro. Isso significa que terei de reescrever tudo, fazer um assunto puxar o outro, naturalmente. Meu trabalho agora vai ser fixar o que quero dizer para depois rearrumar tudo. Me parece que a solução mais óbvia seria ancorar a história num determinado momento cronológico como ponto focal e a partir disso, ir e voltar no tempo, na história, puxar os eventos que interessam. Se vou conseguir ou não, só Deus sabe. O que me interessa é ficar tramando os caminhos da história. Desconfio que vai ser um exercício interessante, no mínimo. Na fase final de revisão do primeiro romance, eu joguei fora a parte do Daniel, comprei um caderno diferente e recomecei a escrever a história dele como se eu estivesse escrevendo o diário dele, de um jeito mais solto, sem muita estrutura. Vou ter de reeditar isso. Depois eu conto se funcionar.

Nenhum comentário: