domingo, 13 de junho de 2010

Mudar o foco

Mais um sábado de labuta literária. Fiz algumas rápidas pausas para saber do placar do jogo da Inglaterra já que uma das TVs do segundo andar estava ligada na Copa. Foi um dia razoavelmente produtivo. É interessante voltar a tomar contato com certos personagens depois de passar algum tempo longe deles. Sinto que preciso mudar um pouco o foco desta parte do romance. E isso vai encaixar melhor com outras coisas que eu tinha pensado para o final da história. Cada vez mais acho que bagunçar a ordem das cenas deste pedaço do romance vai ser o toque final para fazer a coisa toda funcionar. Na prática, eu queria escrever cada uma das seções com uma estrutura completamente diferente. Isso ajudaria a reforçar a premissa central, de que cada pedaço da história ocorre em um universo paralelo ligeiramente diferente, mas ainda não consegui enxergar uma maneira de organizar a segunda parte de forma que ajude a história. A primeira parte é, por necessidade, linear, para estabelecer qual é a história e permitir que as pessoas detectem as variações nas histórias seguintes, a segunda está linear também por enquanto, a terceira terá sua ordem bagunçada e a quarta começa num dia dez anos após o início da história e conta o que acontece em flashbacks.
Eu invento essas coisas para mim mesma, depois fico arrancando os cabelos, achando que não vai dar certo. Mas claro que a graça de escrever está nesses desafios. Posso acabar me estabacando toda, mas pelo menos eu tento.

Nenhum comentário: