segunda-feira, 14 de junho de 2010

O esporte e eu

Começou a Copa. Não, não estou empolgada. Mas jogo de Copa é ótimo para trabalhar. Explico. Eu trabalho com a TV ligada o dia inteiro. Como tradutora de cinema e TV, faz parte do serviço estar ligada no que acontece lá fora, ainda mais nesses tempos em que tudo quanto é série faz referência a outras séries. Eu sempre assisto a todos esses grandes eventos esportivos. Adoro as Olimpíadas (sejam de inverno ou verão), os Jogos Pan-Americanos, assisto basquete feminino, beisebol, outras coisas. Isso de quem não tinha qualquer habilidade esportiva, exceto no queimado.
É meio inevitável acompanhar a Copa. Mesmo que eu não ligue a TV no jogo do Brasil, vou saber o que aconteceu por conta do barulho da vizinhança. Eu aproveito os jogos da Copa para trabalhar. Deixo a TV no canal de esportes e sigo trabalhando até alguém gritar "gol". Aí dou uma olhada, vejo quem marcou, volto ao trabalho. Eu rendo horrores desse jeito.
Minha irmã é louca por futebol e imagino que esteja lá em Londres, agarrada à TV, vendo tudinho. Eu só presto atenção em futebol em época de Copa. Minha primeira Copa foi a de 1974, sentada num clube em Brasília, vendo os jogos numa TV mínima, em preto e branco, que ficava no bar, comendo filé aperitivo Eu não sabia nada do histórico da seleção do Brasil, do tricampeonato, nada disso. Me mandaram torcer pelo Brasil e eu torci. Em 1994, quando ganhamos pela quarta vez, parei meia hora para comemorar com o pessoal da vila onde morava, depois voltei ao trabalho. Em 2002, foi mais ou menos a mesma coisa. Fiquei satisfeita por uma hora ou duas, depois voltei para o trabalho que estava fazendo, ouvindo os carros passando na rua, buzinando. Este ano, seja lá qual for o resultado, não será diferente.

Nenhum comentário: