domingo, 19 de fevereiro de 2012

Na folia

Carnaval. Na prática, meu carnaval meio que começou ontem quando, em vez de voltar diretamente para casa, o que provavelmente significaria uns dois séculos presa no trânsito porque minha volta para casa me leva direto pelo Sambódromo, eu fui para Ipanema. Já tinha feito isso uma vez, voltando para casa do Centro não sabendo que na sexta de noite tinha o desfile das escolas mirins e acabei tendo de fazer um desvio por Santa Teresa para conseguir chegar em casa porque o trânsito tinha dado um nó na área em volta da Sapucaí. E logo de cara, ao chegar em Ipanema, dei de cara com um bloco se concentrando na Praça General Osório, um verdadeiro mundo de gente. Acabei passando uma hora e tanto na Travessa, escrevendo. Fiz umas comprinhas que eu precisava para o almoço que vou preparar na terça para umas amigas e voltei para casa. Mas o sábado foi só para mim. Eu precisava deste dia como preciso do domingo, da segunda e de todos os dias que eu conseguir para escrever. Sinto-me cada vez mais empolgada com o texto porque estou chegando nos momentos críticos da história, quando tudo começa a dar errado para o personagem. É agora que preciso estar bem atenta para que tudo encaixe muito bem, inclusive porque eu sinto que preciso alongar umas coisas e acrescentar mais uma ou duas cenas. Eu adoro ficar tateando o caminho. Sei que parece maluquice ficar super contente quando estou escrevendo as cenas mais tristes do personagem, mas são essas cenas difíceis que eu gosto, especialmente quando sinto que estou conseguindo o efeito que quero. E, como sempre, tem aquele bendito filtro entre o que sinto e as emoções dos personagens ou eu passaria meus dias me debulhando em lágrimas e isso não seria nada produtivo. Então amanhã teremos mais um dia na livraria. Vou tentar chegar um pouco mais cedo. Hoje eles fecharam mais cedo com medo das multidões que estavam vindo da passagem dos blocos. Então pretendo aproveitar cada segundo que eu tiver lá amanhã e na segunda. Boa noite.

Nenhum comentário: