terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Disciplina

Foi preciso eu escrever o romance para encontrar a disciplina. A vontade, a disposição de sentar a bunda na cadeira toda semana no mesmo bat-horário e bat-local para escrever. Isso é muito importante. Você realmente precisa escrever sempre para se aprimorar. E para terminar as coisas. Eu nunca teria terminado o primeiro romance sem a disciplina dos meus sábados sagrados. Meu novo texto não estaria no ponto em que está sem essa disciplina. É um velho clichê, mas você realmente tem de afiar a pena. Isso faz com que o texto esteja sempre na sua cabeça, fervendo baixinho, mesmo que você esteja trabalhando em coisas que não tem nada a ver. As rodinhas continuam girando. Se você escreve apenas esporadicamente, perde contato com as ideias do seu texto, com o que você quer transmitir.
Outra coisa que tento fazer é me colocar algum tipo de desafio, algo que não tenho absoluta certeza se vou conseguir realizar. Depois arranco os cabelos porque tenho certeza que não vou conseguir, mas é uma forma de tentar evoluir no que se escreve, de crescer. Se eu consigo ou não é uma coisa que os outros vão me dizer. Eu não faço ideia. Mas pelo menos eu tento.

Nenhum comentário: