terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Frankly, my dear

Quando éramos crianças e morávamos em Nova York em meados dos anos 70, a gente tinha a HBO em casa. A TV a cabo estava começando e tinha meia dúzia de canais. Mas, francamente, tendo a HBO, não precisávamos de mais nada. Daí, a infância minha e de meus irmãos foi povoada pelos filmes que assistimos trinta mil vezes na HBO, como E o vento levou, Rollerball, 007 contra o homem da pistola de ouro. Também foi povoada por todos aqueles seriados daquela épocas, mas isso é outra história. Eu me lembro de me instalar no quarto dos meus pais com um saco enorme de barbecue potato chips e assistir E o vento levou pela centésima vez. Sabíamos os diálogos de cor e podíamos sacar uma citação apropriada para a ocasião. Uma de nossas preferidas era "Great balls of fire, (hic) it's Rhett". A outra, claro, era "I'll never be hungry again". Chegou num ponto em que não assistíamos o filme do começo ao fim. Bastava pegar o filme em seja lá que ponto que fosse e seguir dali pois ele estava indelevelmente gravado na lembrança.
Tempos depois, meus irmãos se dedicaram a ler e decorar o romance original e comentar as diferenças entre o romance e o filme. Eu não me animei a ler aquele calhamaço. Calhamaço sempre foi com meus irmãos, que também fizeram questão de ler Guerra e paz e outros tijolaços do gênero.
A outra coisa que ficou indelével na nossa lembrança (ou na minha pelo menos) foi a paródia que Carol Burnett fez no seu programa de E o vento levou. Há uma cena que ficou antológica na TV americana que é quando Carol, no papel de Scarlett, aparece para Rhett usando a cortina que ela arrancou da janela e... o pau da cortina sobre os ombros. Rhett elogia o vestido e ela responde, "Thank you, I saw it in the window and just couldn't resist it". Eu desconfio que parte do motivo pela minha fascinação por esses filmes antigos e melo dramáticos tem a ver com assistir filmes como E o vento levou quando eu era criança.
Aos poucos venho comprando esses filmes clássicos que povoam minha imaginação, como A Noviça Rebelde e Os Dez Mandamentos, e hoje eu comprei, finalmente, Gone with the Wind, em todo o seu esplendor. Será a atração principal do meu Natal.

Nenhum comentário: