segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Obstáculos

Obstáculos. Cheguei à conclusão ontem que meu personagem precisa de mais obstáculos. Eu passei de uma novela em que eu resolvia tudo com três discussões e meia dúzia de páginas para um romance em que não dá para fazer a mesma coisa. Eu já violo a primeira regra dos romances, pois os meus são intimistas e com meia dúzia de personagens, se tanto, quando originalmente romances deviam ser vastos, com elencos do tamanho de um blockbuster de Hollywood e cobrir décadas de história. Eu seria incapaz de escrever algo assim. Mas como eu preciso encaminhar a história para o fim e deixar o personagem na maior merda antes de, no final, redimi-lo um pouco, preciso criar mais alguns obstáculos para ele pois percebi que dei a ele tudo o que ele queria. Agora preciso tirar um pouco dessa facilidade. E também sumi com uma personagem importante. O personagem principal consegue o que quer dela e aí ela some. Correções de rumo. E digitar este romance em progresso vai dar um trabalhão já que até agora a maioria dele está me saindo em inglês e vou ter de traduzir tudo na hora de digitar. Claro que traduzir a mim mesma é muito mais fácil pois é o mesmo processo de composição em inglês e português, exceto quando eu crio uma frase em um inglês muito específico e que levo séculos para verter. Sempre gosto desse processo de ir pensando o texto enquanto ele vai se escrevendo. Já estou sentindo que talvez seja melhor ir digitando este texto mais cedo em vez de mais tarde para já colocar ele na ordem certa. Depois eu decido.

Nenhum comentário: