sexta-feira, 24 de julho de 2009

O amante

Esta é uma das aberturas de romance mais geniais que eu conheço. É do romance "O Amante", de Marguerite Duras, um daqueles livros que eu leio de novo e de novo. Minha cópia estava tão ferrada que eu precisei comprar uma nova para poder continuar lendo o livro.
Um dia, eu já tinha bastante idade, no saguão de um lugar público, um homem se aproximou de mim. Apresentou-se e disse: "Eu a conheço desde sempre. Todo mundo diz que você era bonita quando jovem; venho lhe dizer que, por mim, eu a acho agora ainda mais bonita do que quando jovem; gostava menos do seu rosto de moça do que do rosto que você tem agora, devastado".

Penso com freqüência nessa imagem que sou a única ainda a ver e que nunca mencionei a ninguém. Ela continua lá, no mesmo silêncio, fascinante. Entre todas as imagens de mim mesma, é a que me agrada, nela me reconheço, com ela me encanto.

Nenhum comentário: