quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Flip, segundo dia

Estou numa pousada a cinco quadras do centro histórico e por isso preciso caminhar uns 15 minutos para chegar na Tenda dos Autores. Em outros anos, eu teria ficado vermelhona, esbaforida, com essa caminhada, mas aprendi em São Paulo que a melhor coisa a fazer é caminhar num ritmo natural, sem pressa, que eu chego inteira. O que para uma criatura dedicada ao sedentarismo como eu é uma grande vitória.
De certo modo, a passagem da parte moderna de Paraty para a histórica espelha o mesmo tipo de viagem que faço todo sábado quando parto do Rio Comprido onde moro para Ipanema. Tem o pequeno comércio, as lojas com roupas colantes demais e de gosto duvidoso, uma ou outra padaria, os cyber cafés e as indefectíveis farmácias. Aqui tem tanta farmácia que não deve ter doença que resista muito tempo. Chegando nas ruas de pé de moleque, a coisa muda de figura. Temos restaurantes chiques, lojas de objetos de decoração, butiques com roupas da última moda, pousadas sofisticadas, até luxuosas. Sem falar em toda a fauna que vem ver a FLIP e parece ter vindo aqui diretamente de Ipanema.
Hoje já estou mais no clima de Paraty. Ainda um pouco preguiçosa, mas já instalada no completo modo Clark Kent de ser, olhando, fotografando, anotando o que me interessa. Depois eu vou comentar as mesas, mas cada uma levantou questões que me interessam. E aí, no meio de uma das mesas, uma surpresa, a melhor coisa do dia, dou de cara com amigos que não esperava encontrar aqui em Paraty. Isso tornou o meu dia muito mais agradável.
Como não podia deixar de ser, fui jantar no Thai Brasil, meu restaurante preferido da cidade. Posso almoçar em qualquer lugar, mas tenho de jantar no Thai Brasil. Lamentavelmente, eles perderam a casa deles no centro histórico, mas estão vivos e bem, embora um tanto escondidos no Pontal e numa casa ainda mais bonita do que a original. A comida é boa, a dona é um amor e o atendimento é sempre carinhoso. Melhor impossivel. Tenho certeza que se ela abrisse uma filial no Rio, estaria nadando em dinheiro.
Meu gás por hoje acabou. Amanhã tem mais.

Nenhum comentário: