terça-feira, 12 de abril de 2011

O dia do queijo quente

Hoje, eu descobri no blog de comida da CNN, que é o dia nacional do queijo quente nos EUA. Eu adoro queijo quente, é uma das coisas que gosto de fazer quando quero um lanche no meio do dia quando o trabalho não está rendendo ou está super chato. Daqui a pouco eu vou levantar e preparar o meu jantar. E gosto da ideia de que exista um dia para comemorar algo tão simples quanto um queijo quente. Especialmente porque a comida é um dos meus grandes prazeres na vida. Outro é ver documentários da BBC. Só mesmo na Inglaterra para haver tantos documentários sobre tantos assuntos diferentes. Já vi documentários sobre os normandos, pintura vitoriana, a evolução da família e do trabalho no século 20, e até um que estou vendo agora sobre os motivos da civilização ocidental ter superado outras cilvilizações. Os meus preferidos são aqueles sobre a história da Inglaterra. Afinal, o país é ocupado há pelo menos 500 mil anos, já viu invasões e uma sucessão de povos diferentes. Homens pré-históricos, celtas, romanos, normandos, saxões, o caramba a quatro. Há inclusive um programa de arqueologia chamado Time Team (e que já dura 18 temporadas!!!) em que uma equipe de arqueólogos escava diferentes sítios por toda a Inglaterra durante um período de 3 dias e vê o que encontra. A equipe é ótima e esbanja aquele tradicional humor inglês. Eu adoro. Eu adoro arqueologia. Adoro a ideia de criar uma narrativa sobre um lugar ou um povo com base nos indícios que foram deixados para trás. Do jeito que vai a coisa, daqui a pouco eu vou estar mais entendida em história inglesa do que a americana (que eu de fato estudei no colégio americano) ou a brasileira (que eu quase não estudei). E vou estar me metendo em buracos na terra, catando cacos de cerâmica e moedas antigas. Pena que não me ocorreu estudar arqueologia quando eu ia entrar pra faculdade. Aí talvez eu agora estivesse metida em um buraco, cavando.

Nenhum comentário: