domingo, 17 de abril de 2011

Programa de domingo

Programa de domingo. Acordar e ir ao mercado para comprar as verduras que não consegui comprar ontem no mercado em Ipanema. Este mercado é na Tijuca, é enorme, vende de tudo para a classe média que habita esta parte da cidade. É uma classe média bem diferente da que eu vejo todo fim de semana no Leblon e Ipanema. Aqui é mais fácil ver famílias inteiras. Na fila do caixa, atrás de mim, um menino estava deitado dentro do carrinho para enfrentar a longa espera. Numa fila próxima, uma senhora sentada numa cadeira de rodas segurava vários produtos no colo, sua expressão um tanto ausente e cansada. Ela é escoltada por uma mulher com uma expressão igualmente cansada. Este é um supermercado onde você pode comprar itens para aparelhar toda a sua vida, de fraldas a pneus de carro, roupas, eletrodomésticos, o pão nosso de cada dia e a pizza congelada para aquele dia em que você não está com saco para cozinhar, inúmeros sabores de sorvete para desafiar quem está tentando valentemente manter a dieta, carnes, peixes, verduras, azeites, pastas. E, claro, dado que a Páscoa será daqui a uma semana, milhares de ovos de chocolate em todo tipo de tamanho e preço. Também vim aqui em busca de um ferro novo. Meu ferro antigo resolveu pifar misteriosamente na sexta, me deixando sem roupas passada. Claro que tudo quebra comigo quando estou tentando economizar dinheiro. Mas fazer o quê? Não posso ficar andando por aí toda amassada.
Compras feitas e pagas, após meia hora na fila, eu volto para casa, mas até que podia aproveitar para encher a cara no Devassa que fica do outro lado da rua. Por que não? É domingo.

Nenhum comentário: