quinta-feira, 29 de julho de 2010

Filmes favoritos

Há filmes que vejo de novo e de novo. Por todo tipo de motivo. Seja por que são deliciosamente over the top ou por que estão ligados a uma certa fase da minha infância ou simplesmente por que eu gosto deles. Por exemplo, eu adoro Topsy Turvy, que vi pela primeira vez ao lançar suas legendas no Festival do Rio, mas sinceramente não sei explicar por que adoro esse filme. Um filme que tenho visto desde criança e que eu amo é Murder on the Orient Express. Esta é a versão original com o Albert Finney, Ingrid Bergman, John Gielgud, Lauren Bacall e um elenco estelar que só costuma se ver na noite da entrega do Oscar. Ele tem aquela coisa de todo filme da Agatha Christie em que todo mundo age de maneira suspeita e todos os atores têm seus cinco minutos de fama durante o interrogatório. Ingrid Bergman, inclusive, ganhou seu Oscar por sua cena de interrogatório, fazendo uma expressão de ovelha indefesa. Mas o grande barato do filme para mim é o estilo, o tchan de Hollywood e um ritmo que move a história para a frente num filme em que essencialmente é só um monte de gente falando que o Sidney Lumet conseguiu imprimir. A música é maravilhosa, a reconstituição de época é impecável e o Albert Finney foi o primeiro a encarnar Poirot de forma convincente. Ele mais tarde foi desbancado pelo David Suchet. Mas até lá, quando pensava no Poirot, minha imagem era a do Albert Finney. É tudo uma delícia e por isso eu vejo esse filme de novo e de novo, ano após ano.

Nenhum comentário: