domingo, 1 de maio de 2011

A cidade feia

Fui vingada afinal. Eu venho dizendo há anos que o Rio não é uma cidade bonita. O que é bonito é a natureza em volta. A cidade em si é feia e caótica, a arquitetura horrorosa. E hoje na primeira página do Globo, o que eu vejo, duas fotos que dizem a mesma coisa que digo há séculos. O que faz a beleza do Rio é a paisagem. As pessoas sempre me olhavam horrorizadas quando eu dizia isso. Mas hoje, a confirmação. E estampada na primeira página para todos verem. Na foto com as montanhas removidas por Photoshop fica claro o quanto a cidade é feia. Eu adorei. Pelo menos agora não sou eu dizendo isso sozinha.
Em tempo, afinal lançaram um DVD daquele filme maravilhoso dos anos 80, The Big Chill (O Reencontro) um dos meus filmes cult desse período. Por muito tempo eu quis escrever um texto que fosse como esse filme, um fim de semana entre amigos, um balanço da vida, desentendimentos. Nunca escrevi esse texto. Mas reflexos disso ainda aparecem aqui e ali no que eu escrevo. E como eu tenho a mania de reciclar coisas antigas que eu escrevi, continua aparecendo agora, inclusive no que escrevi ontem. Foi o que percebi quando assisti o filme de novo ontem pela primeira vez em muitos, muitos anos. Esse filme continua sendo uma maravilha. Para mim ele não envelheceu. Ainda bem.

Nenhum comentário: