domingo, 22 de maio de 2011

Outubros

O início de um novo romance é sempre meio hesitante. Eu ainda não tenho uma noção muito clara de quais são os próximos passos, o que exatamente vai acontecer com cada personagem, especialmente os de 1989. Ok, vamos rebobinar. O novo romance em progresso chama-se Outros Oubros Virão e se passa ao mesmo tempo em 1989 e 2009. Estou meio que reciclando uma novela que escrevi há séculos e juntando com a ideia de contar a história do mesmo personagem em dois tempos. Eu já tinha decidido que ao tratar do que acontece em 89, não contaria a história da perspectiva de quem está em 2009 e sabe o que vai acontecer. Pelo contrário, a história de 89 seria contada apenas da perspectiva de 1989. E hoje também resolvi acrescentar um outro detalhe à forma como essa narrativa vai se dar que vai ajudar a distingui-la da parte de 2009. E, desta vez, para facilitar a minha vida, vou manter meu foco em um único personagem central. A parte complicada é conseguir descrever a evolução de vinte anos de uma pessoa, do jovem de 25 anos ao homem de 45. Felizmente, eu tenho cartas dessa época pré-histórica para me ajudar a lembrar como era ser novinha e burra. Também tenho andado colecionando fatos que aconteceram em 1989 e 2009. Assistir Vale Tudo de noite tem me ajudado bastante. A novela em si é de 1988, mas ela me dá o espírito da época, aquela eterna crise financeira em que vivíamos. Os discursos moralistas da novela me enchem o saco, mas eu adoro quando os personagens reclamam que o ônibus aumentou de novo ou que o preço da carne está pela hora da morte. É esse tipo de coisa que eu quero para dar o clima das duas épocas. O pessoal de 2009 pode reclamar que a banda larga fica caindo ou que o celular pega mal em determinados lugares. Acho que esse jogo vai ser interessante.

Nenhum comentário: