sábado, 20 de fevereiro de 2010

Roma

Roma é uma série que simplesmente não tem paralelos com qualquer outra coisa na televisão. Sua proposta é inovadora. Tratar dos eventos históricos que aconteceram em Roma a partir da visão de dois legionários que seriam testemunhas da história. E a parte inovadora é a seguinte: retratar Roma como ela era naquela época, de acordo com a ética e a moral que existiam cinquenta anos antes do nascimento de Cristo. Eles realmente vão a fundo na cultura romana, seus hábitos, rituais, deuses, convenções sociais. É um dos retratos mais fiéis que já se viu no cinema ou na TV do que foi ser romano. Da mesma forma, o enredo da série segue os eventos que deflagraram a guerra civil entre Júlio César e Pompeu Magno e que vão acabar dando na ascensão de Augusto César à posição de imperador. É claro que tudo é condensado e, em alguns momentos, simplificado para facilitar a narrativa, mas a essência é mantida.
A reconstituição de época é uma das coisas mais primorosas que já se viu. Tudo foi filmado nos estudios da Cinecittá e nos arredores de Roma, com figurantes e artesãos italianos, o que deu à série mais um toque de autenticidade. O elenco, composto de atores ingleses, é uma maravilha. E o ponto alto é a participação de Polly Walker como Atia, mãe de Otaviano (o futuro Augusto). Ela é a mãe amorosa que fará qualquer coisa para garantir que sua família esteja perto do poder e não hesita em nada do que faz.
A série teve apenas duas temporadas (uma pena) e pode ser encontrada em DVD nas lojas. O grande barato dos DVDs é que eles não só trazem comentários dos diretores e atores, como também tem um comentário em texto que esclarece para o espectador todas as tradições e práticas dos romanos da época. Já assisti a série várias vezes com e sem os comentários e toda vez que revejo os episódios descubro mais um detalhe que não tinha observado antes. É uma série que vivo recomendando às pessoas e aproveito para recomendá-la aqui também.

2 comentários:

Anônimo disse...

É, é sim, Roma é tu-do!
Eu, que sou viciada em séries, acho que essa é a melhor que já vi, e também recomendo pra todo mundo.
Mas, pra mim, o melhor momento é: "I am the son of Hades! I fuck Concordia on her ass!"
Inesquecível.

Anna Luisa Araujo disse...

Oi, Larissa, botando a leitura em dia? Beijão.