quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mitologia

Lembro-me de ver um documentário sobre o Titanic há muitos anos que dizia que o século XX começou de fato com o naufrágio desse navio e da ideia que a tecnologia podia conquistar tudo, uma confiança que vinha do final do século XIX. Depois de 11 de setembro, foi meio inevitável pensar que o século XXI foi inaugurado de verdade naquele terça. E tem outra coisa de que me lembro sempre, algo que uma amiga jornalista me disse algum tempo depois, que 11 de setembro era um dia em que não tinha nada acontecendo. Não havia a previsão de nada muito interessante. E foi algo que ouvi repetido de uma jornalista da CNN em um dos documentários que a CNN passou em 2002 e que eu gravei na época. 

As narrativas seguem sendo coletadas. E sempre se pode encontrar mais uma. Mas hoje, ao ver um documentário na Discovery sobre o museu sendo construído no subsolo do Marco Zero, me ocorreu que 11 de setembro está entrando definitivamente na arena da mitologia. O museu vai reunir objetos envolvidos no que aconteceu naquele dia como um carro de bombeiros semidestruído e cujos bombeiros que vieram nele morreram todos em serviço. Peças de roupa de pessoas que morreram naquele dia. Duas das vigas que sustentavam a fachada externa do prédio, justo aquela grade que ficou em pé depois que os prédios do WTC caíram. Um suporte de bicicletas amassado e as bicicletas também amassadas ainda presas ao suporte. A identidade de um homem que ficou fazendo companhia a um colega de trabalho tetraplégico que não tinha como escapar do prédio até que houve o colapso. Eu vi essas coisas e pensei em Auschwitz.

Talvez a mitologia seja inevitável. JFK, assassinado, virou mito. Ele teria virado mito se não tivesse sido morto? E esse é um evento que segue sendo imenso, mesmo visto da distância de 10 anos. A imagem das torres caindo ainda é algo da ordem do imponderável. Se é bom ou ruim que vire mito? Não faço ideia. Desconfio que é humano. Outro desdobramento das narrativas que contamos para entender tudo o que acontece.

Nenhum comentário: